Direito e Tecnologia
A situação atual impõe uma ética diferente da ética tradicional, pois está vinculada às relações privadas ou comunidades políticas nacionais. Sendo assim, é incapaz de pensar nos problemas nascidos da independência das nações. A ordem ética está vinculada aos três amores: amor à verdade, à liberdade e ao próximo, é a oposição entre alegria e a tristeza. Já a ordem moral está relacionada à parte dos costumes e consciência dos homens e possui vínculo entre as ideias de certo e errado, como Gadamer citou em seu livro, “A moralidade se distingue da natureza porque nela não atuam somente capacidades ou forças, mas porque o homem só se torna homem através do que faz e como se comporta”.
É necessário fazer a distinção entre os limites que a ética impõe e os limites técnicos. A técnica não se preocupa com limites, pois é a ação ética que deve refletir sobre os usos da técnica. A ordem técnica depende do uso que se faz dela para o bem ou mal, sendo assim é necessário impor limites a ela.
A ordem jurídica, diz respeito à democracia, às leis de um Estado e não é capaz de limitar a si mesma. Para que seja dados limites a essa ordem, é necessário que estes limites venham da ordem moral ou ética.