Direito e legislação
Educação é muito mais do que simplesmente ensinar algo, mas ajudar a colocar em pratica todo o conhecimento adquirido.
No setor financeiro, não é exceção aprender ou ter uma boa educação no setor financeiro é essencial para se manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. A educação financeira desenvolverá um lado que muitas pessoas tem dificuldade de controlar saber como se gasta o dinheiro que se ganha, muitas vezes com um trabalho árduo, é evitar problemas sérios, pois os problemas financeiros trás dificuldades em todas as áreas da vida de um cidadão
Como não vivemos sem dinheiro, portanto, uma boa educação poderá lhe tornar uma pessoa feliz e com satisfação de realmente usufruir do fruto de seu árduo.
O objetivo dessa cartilha é exatamente auxiliar os cidadãos a se educarem na área financeira de sua vida com perguntas e respostas.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
1 – POR ONDE COMEÇAR? Nada se realiza com um bom planejamento, deve-se planejar com consciência considerando as entradas e saídas de dinheiro, envolvendo todos da família para que assim crie um vinculo de responsabilidade e de participação. Comece já, não fique esperando algo acontecer para planejar o que vai fazer com o seu dinheiro.
2 – QUE METODO USAR PARA PLANEJAR? O conhecimento básico em matemática é necessário para os primeiros passos em administrar o seu dinheiro. Utilize anotações e anote tudo, desde despesas grandes como aluguel, energia, como também as despesas menores, a do cafezinho, por exemplo, e efetue um levantamento de tudo o que se tem para pagar e o que se ganha, use como referencia o mês anterior.
3 – COMO GASTAR O SEU DINHEIRO? Administrar é essencial, ou seja, ter controle do entra e do que sai faça uma distribuição das entradas conforme as anotações efetuadas no planejamento, podendo usar como referência a distribuição por grupos: 1. Necessidades básicas (35%) 2. Instrução (20%) 3. Projetos (15%) 4. Diversão (10%)