Direito e legislação
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional-FMUSP
Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João
1. Anatomia Aplicada
Articulação ulnoumeral ou troclear:
É uma artic. sinovial classificada como uma articulação em dobradiça uniaxial; Posição de Repouso: cotovelo flexionado a 70° e o antebraço supinado 10°; Posição de aproximação máxima: extensão com supinação.
Articulação radioumeral:
É uma artic. sinovial classificada como uma articulação em dobradiça uniaxial; Posição de Repouso: cotovelo completamente estendido e o antebraço completamente supinado; Posição de aproximação máxima: cotovelo flexionado a 90° e o antebraço supinado 5°.
Articulação radioulnar superior:
É uma artic. sinovial classificada como uma articulação de eixo uniaxial; Posição de repouso: 35° de supinação e 70° de flexão de cotovelo; Posição de aproximação máxima: 5° de supinação.
2. História Clínica
Qual é a idade e a profissão do paciente? Qual foi o mecanismo de lesão? O paciente sentiu um “estalido” quando ocorreu a lesão? Há quanto tempo o paciente tem o problema? Quais são os locais e limites da dor do paciente? Há quaisquer atividades que aumentem ou diminuem a dor? Há quaisquer posições que aliviam a dor? Há qualquer indicação de deformidade, equimose, atrofia ou espasmo muscular? Há movimentos prejudicados? O que o paciente é capaz de fazer funcionalmente? O paciente tem qualquer histórico de lesão por excesso de uso ou trauma?
3. Observação e Triagem
A avaliação de triagem rápida de um paciente é um componente importante, fornecendo uma idéia do estado do paciente; Observar a postura corporal completa, especialmente a área do pescoço e ombro, quanto a uma possível referência dos sintomas (exploração das artic. periféricas do membro superior); Avaliação geral para determinar que procedimentos específicos de avaliação estão indicados.
4. Inspeção
Exame das faces anterior medial e lateral do cotovelo;