Direito/unic
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CARVALHO, Lídia Greice da Silva
Autor: LÍDIA GREICE DA SILVA CARVALHO
Resumo
A educação ambiental tem por objetivo mostrar aos alunos, e, sobretudo, às crianças, a importância do ambiente em que vivem, que deve ser preservado como um tesouro, que cada ser humano tem a responsabilidade de guardar, e que não se deve destruir nem desperdiçar.
A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.
Palavra-Chave: Educação, Conscientização e Meio ambiente
Introdução
Cuidar do meio ambiente pode ser entendido como mais um dos princípios morais e éticos que também são objeto de preocupação dos educadores - as crianças devem aprender a ser responsáveis, cumprir suas obrigações, respeitar os mais velhos, tratar bem a seus semelhantes, não se comportar de modo agressivo.
A melhor forma de educação ambiental é aquela que é dada pela prática cotidiana dos professores, dos pais, dos políticos e da sociedade em geral. Os estudantes tendem a tomar seus pais e professores como modelos de vida, a serem copiados e emulados, e adotarão as formas de comportamento e os princípios morais de seus modelos. Conforme (MÉSZAROS,ano 1930,p.12. “Educar nao é uma mera transferencia de conhecimento,mas sim conscientizaçao e testemunho de vida”.
Uma família e uma escola que adotem, no dia a dia, práticas de cuidado com o meio ambiente, transmitirão naturalmente esta prática a seus filhos e alunos, mesmo que ela não seja objeto de aulas e preleções formais.
No mundo capitalista em que o ser humano está vivendo, nota-se que a cada dia que passa, ele está se