Atelie de costura
Os ateliês de costura vêm sendo estimulado por diversos fatores. A indústria têxtil brasileira, por exemplo, voltou a oferecer tecidos com padrão internacional, como resultado da política de investimentos da década de 90. Além disso, as roupas importadas - que ameaçavam com forte concorrência, por causa dos preços mais baixos - estão perdendo espaço, tanto em conseqüência da alta do dólar quanto por problemas de qualidade.
Estrutura
A estrutura básica deve contar com uma área que vária entre 20m2 a 80m2, divididas em ambientes, como: Sala de espera (onde os fregueses podem ver televisão e consultar revistas de moda enquanto aguardam sua vez), o escritório e a linha de produção, que deve ter os equipamentos e móveis distribuídos na seqüência de produção.
Investimento Inicial
O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor. Para um ateliê de costura de pequeno porte, será necessário um investimento entre R$ 6.000,00 e R$ 15.000,00 aproximadamente.
Obs.: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento.
Equipamentos
As principais máquinas necessárias em um ateliê de costura são industriais. Mas é bom ter pelo menos uma doméstica para adaptar acessórios, pregar botões e zíperes ou casear, não esquecendo do móveis e equipamentos do escritório.
Pesssoal
É possível começar com uma estrutura de apenas quatro funcionários.
Começando
Para quem vai ingressar no ramo, se manter atualizado, sobre o que acontece na moda é fundamental, para sugerir à clientela desenhos e cortes que se diferenciem das roupas convencionais encontradas nas lojas.
Atendimento
As pessoas são atendidas com hora marcada. O objetivo é dar a maior atenção possível ao cliente e organizar o fluxo de produção.
Clientela
A clientela em geral é formada primeiro por