Direito recursos humanos
Os Benefícios Sociais e as Relações Trabalhistas
Sumário: 1 Introdução; 2Análise; 3 Conclusão; 4 Referência.
1. Introdução
O trabalhador brasileiro tem seus direitos e deveres trabalhistas garantidos pela CLT, (Consolidação das Leis de Trabalho). O documento estabelece as normas de trabalho e os benefícios sociais. O relacionamento entre as organizações e seus membros e os sindicatos é denominado pelo termo Relações Trabalhista.
2. Análise Pode-se dizer que os benefícios sociais são resultado da luta dos trabalhadores, ou seja, das relações trabalhistas. Tais benefícios como PIS, PASEP, NIT, Abono Salarial. As empresas também oferecem, geralmente, benefícios para seus funcionários, como por exemplo: plano de saúde, odontologico, auxilio-alimentação, auxilio-transporte, entre outros. A política dos Benefícios Sociais advém da busca do Bem-Estar social ou ainda da política do Estado-providência, uma política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção do bem-estar social. O sindicato é a principal janela dos trabalhadores para estabelecer as relações trabalhistas com seus empregadores. De modo que a organização dos trabalhadores em sindicatos de classe surge como a principal forma de minimizar o desequilíbrio existente entre as partes nas relações trabalhista.
3. Conclusão A comunicação entre as classes trabalhadoras é fundamental para o bom funcionamento das relações trabalhistas. O complexo sistema de Gestão de Pessoas depende diretamente da manutenção dos recursos humanos, caracterizado pela harmonia entre todas as partes presentes no processo.
1 INTRODUÇÃO
Tal como o registro de nascimento de um cidadão, o processo de formalização de uma empresa deve ser documentado. Isso requer registro na prefeitura, estado, Junta Comercial, Receita Federal e Previdência Social. Dependendo do ramo de atuação da empresa, registros em outros órgãos específicos também são necessários.
O