Direito puc resumão
Cap2:
Origens, implicações e desdobramentos
Globalização é um conceito plurívoco, conjunto de processos interligados. Mais relevante é a crescente autonomia adquirida pela economia em relação à política; a emergência de novas estruturas decisórias operando em tempo real com alcance planetário; alterações nas condições de competitividade de empresas, setores, regiões, países e continentes; a transformação do padrão de comercio internacional,deixando de Sr inter-setorial e passando a ser intra-setorial; uniformização das praticas comerciais no plano mundial; a interconexão dos sistemas financeiros e securitário em escala global; a proliferação do processo imigratório e por fim o aparecimento de uma estrutura político-econômica multipolar incorporando novas fontes de cooperação e conflito tanto no movimento do capital quanto no desenvolvimento do sistema mundial.
A globalização não é um fenômeno novo, ele já estava presente nos antigos impérios, provocando surtos de modernização econômica, cultural e jurídica. Na era moderna ela foi provocada pelo crescimento das técnicas de navegação pelos povos ibéricos e a evolução do conhecimento científico. Ocorreu a formação de um sistema internacional de pagamentos baseado em letras de câmbio entre banqueiros e negociantes, tornando possível o estabelecimento de rotas globais de comércio.
Entre os séculos XVII e XVIII esses fluxos mundiais de comércio e riqueza levaram ao aparecimento de novos pólos de poder na Europa; à formação de Estados unificados e centralizados nesse continente e ao advento do mercantilismo. Quando o padrão ouro proporcionou moedas automaticamente conversíveis e criou instituições destinadas a garantir o livre cambio e inversões estrangeiras aumentando significativamente a circulação de bens, serviços sobre fronteiras nacionais.
Capacidade instantânea de um gigantesco volume de informações e uma interação transnacional onde a empresa privada