Direito civil suceções
DESCRIÇÃO DO PLANO DE AULA
Aceitação e Renúncia da Herança. Herança Jacente.
TEMA
Aceitação e Renúncia da Herança. Herança Jacente.
Caso Concreto 1
(FGV – OAB Unificado 2011 – adaptada) Heitor, solteiro e pai de dois filhos também solteiros (Roberto, com trinta anos de idade, e Leonardo, com vinte e oito anos de idade), vem a falecer, sem deixar testamento.
Roberto, não tendo interesse em receber a herança deixada pelo pai, a ela renuncia formalmente por meio de instrumento público. Leonardo, por sua vez, manifesta inequivocamente o seu interesse em receber a herança que lhe caiba. Sabendo-se que Margarida, mãe de Heitor, ainda é viva e que Roberto possui um filho, João, de dois anos de idade. Roberto poderia renunciar à herança? Explique sua resposta identificando os efeitos da renúncia de Roberto caso esta seja possível.
Roberto pode renunciar à herança. Feito isso, o seu quinhão será acrescido à parte da herança a ser recebida por seu irmão.
Caso Concreto 2
(FGV – OAB Unificado 2010 – adaptada) Em 2004, Joaquim, que não tinha herdeiros necessários, lavrou um testamento contemplando como sua herdeira universal Ana. Em 2006, arrependido, Joaquim revogou o testamento de 2004, nomeando como seu herdeiro universal Sérgio. Em 2008, Sérgio faleceu, deixando uma filha Catarina. No mês de julho de 2010, faleceu Joaquim. O único parente vivo de Joaquim era seu irmão,
Rubens. A quem deve ser destinada a herança de Joaquim? Explique sua resposta.
A herança será destinada à Rubens, irmão de Joaquim.
Questão Objetiva
(IESES – TJ-CE – 2011) Acerca da cessão, aceitação e renúncia da herança, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
a) Tanto a aceitação como a renúncia da herança são atos irrevogáveis.
b) A aceitação pode ser tácita, mas a renúncia deverá ser expressa, por instrumento público ou termo judicial. c) O coerdeiro só poderá ceder a sua cota à pessoa estranha à sucessão, se autorizado pelos demais
coerdeiros.