Dipsia
Introdução 3
Estômago 4
Dispsia 5
Causas 6
Sintomas 7
Tratamento 8
Dispsia Funcional 9
Causas 9
Sintomas 9
Conclusão 10
Webgrafia 11
Introdução
Neste trabalho iremos abordar a dispsia. Iremos apresentar algumas questões sobre o que é a dispsia e a dispsia funcional, algumas das causas e sintomas e o tratamento destas, mas antes iremos apresentar uma pequena introdução sobre o estômago.
Antes de abordamos a dispsia e a dispsia funcional, iremos fazer uma pequena introdução ao estômago. É conveniente sabermos o mínimo possível da anatomia e actividade deste órgão para compreendermos a dispsia.
Estômago
É um órgão musculoso, oco e elástico que se localiza no quadrante superior esquerdo do abdómen.
Os alimentos que ingerimos entram no estômago através da cárdia que é uma espécie de válvula que impede o retorno do alimento para o esófago, mesmo que a pessoa se coloque de cabeça para baixo.
O estômago contém o suco gástrico, que o ajuda a digerir os alimentos, para que mais tarde, nos intestinos, o organismo possa absorver os nutrientes.
Dispsia
Dispsia, popularmente conhecida com indigestão, é uma dor ou uma sensação de desconforto na parte superior do abdómen, o estômago. A dispsia pode ocorrer durante ou após ingerimos os alimentos.
Às vezes junto com a dor aparece uma sensação de inchaço, náuseas, vómitos, azia ou gases.
Um estudo anual diz nos que pelo menos ¼ da população apresenta sintomas relacionados com a dispsia, sendo que só 10% procurem auxílio médico.
Causas
A dispsia pode ser causada por:
Úlceras do estômago;
Gastroenterites (inflamação no estômago);
Cancro gástrico;
Gastroparesia (condição clinica na qual os músculos do estômago não funcionam normalmente);
Diabetes, insuficiência intestinal e gravidez;
Ansiedade (uma pessoa ansiosa tende a inspirar e a engolir ar, o que pode provocar uma dilatação gástrica ou intestinal);
Stress emocional