Entrada de portugal na união europeia vantagens e desvantagens
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Trabalho realizado no âmbito da unidade Curricular
Curso de Solicitadoria
2011/2012 – 1º semestre
Introdução
A finalidade deste trabalho, é expor de uma forma sistematizada o tema “A Entrada de Portugal na União Europeia. Vantagens e Desvantagens”, o qual foi proposto para trabalho de grupo, tendo este despertado grande interesse no mesmo, por ser uma temática atual, que ao nível da sociedade consegue criar grandes debates e até gerar em cada pessoa uma opinião diferente. Pretende-se com este tema, que o leitor faça uma “travessia”, desde a adesão de Portugal à UE, até aos dias de hoje, exibindo factos históricos, o que mudou a nível político, nomeadamente a consolidação da Democracia. Como o nosso país passou a comportar-se em relação à Europa, algumas transformações que foram realizadas nos setores mais influentes da atividade portuguesa, principalmente a agricultura e a pesca. O projeto concretizado de uma moeda única para a Europa, e como ela mudou de uma forma positiva a vida de milhões de europeus. Também no que se refere aos empreendimentos, houve um exponencial crescimento.
No que diz respeito à estrutura do trabalho, o grupo obedeceu a uma organização previamente definida pela Docente, sendo que este está disposto por pontos, de forma a podermos colocar as informações por nós recolhidas, quer em livros, quer na Internet, de uma maneira simples e clara para o leitor.
A recolha foi acessível, pois existem várias obras e sítios na Internet, onde o grupo encontrou diversa matéria para a realização do trabalho.
Espera-se que este trabalho seja uma fonte de informação útil, para aqueles que necessitam de desenvolver o tema aqui abordado e, assim, esclarecer algumas dúvidas inerentes à entrada de Portugal na União Europeia.
História
A 28 de Março de 1977, o Primeiro-ministro Mário Soares faz o pedido de adesão à CEE, ao qual se seguiram as reuniões preparatórias da adesão.