Diorito
Alunos:
Frannk Oliveira
Higor Batista da Silva
O que é Diorito?
Diorito é uma rocha ígnea intrusiva de granulação grossa que é intermediária na composição entre granito e gabro . É de composição muito semelhante a da rocha extrusiva de granulação fina conhecida como andesito .
Diorito é composto principalmente de feldspato plagioclásio, anfibólio e minerais piroxena com pequenas quantidades de biotita (mica). Ela contém tipicamente pouquíssimo quartzo em sua composição.
O que é Diorito?
Esquema de rochas magmáticas
Ambiente de formação
Estas rochas resultam da colisão entre uma placa continental e uma placa oceânica. A placa oceânica é de composição básica enquanto que a composição da placa continental é ácida, e quando ocorre fusão destas duas placas dá origem a magmas intermédios, que em profundidade dão origem a Dioritos.
Ambiente de formação
Composição Mineralógica
Alguns de seus minerais constituintes:
Plagioclase
Piroxena
Biotita
Anfíbola
Composição Mineralógica
Plagioclase
Plagioclase ou plagioclásio é uma importante série de tectossilicatos da família dos feldspatos. Esta designação não se refere a um mineral com uma composição química específica, mas a uma série de soluções sólidas, mais conhecida como a série da plagioclase (do grego para "fratura oblíqua" devido aos seus dois ângulos de clivagem).
Esta série tem como extremos a albita e a anortita (com composição química NaAlSi3O8 e CaAl2Si2O8 respectivamente) em que os átomos de sódio e cálcio se podem substituir uns pelos outros na estrutura cristalina dos minerais.
Composição Mineralógica
Piroxena
As piroxenas têm como característica comum serem constituídas por cadeias simples de tetraedros de sílica, cristalizando nos sistemas monoclínico ou ortorrômbico. As piroxenas podem ser representadas pela fórmula geral: XY(SiAl)2O6, onde X representa Cálcio, Sódio, Ferro+2, Magnésio ou, mais
raramente,