Diogo Proposta de Trabalho TCC
ANEXO I
Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso I
Aluno: Diogo Satiro e Souza
Correio eletrônico: disatiro@yahoo.com.br
Assinatura:
Orientador: Daniel Enrique Castro
Correio eletrônico: plusengenharia@yahoo.com.br
Assinatura:
Co-Orientador ou supervisor:
Correio eletrônico:
Assinatura:
Tema do trabalho: Análise estrutural de torres de sustentação de turbinas eólicas
Relevância: A utlização da energia eólica vem crescendo cada vez mais.
Segundo o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, desde a criação do Proinfa, a produção de energia eólica no Brasil aumentou de 22 MW em 2003 para a marca dos 4400 MW, em 2013. Tendo em vista este cenário, estudar as condições de esforços sobre torres de turbinas eólicas é tão importante quanto determinar o potencial eólico de uma determinada região.
Objetivos: Análise das torres de sustentação de turbinas eólicas baseando-se nos critérios de falha estrutural por fadiga, flambagem e deformações em função das forças, momentos e deslocamentos internos atuantes em cada elemento que surge devido às condições de trabalho a qual são submetidas.
Resultados esperados: Em função dos critérios de falha por fadiga, flambagem e deformações plásticas utilizadas para análise estrutural das torres de sustentação de turbinas eólicas, verificar se o coeficiente de segurança mínimo é maior do que o mínimo admitido. Metodologia: Serão utilizados testes de falha estrutural por fadiga, flambagem e deformação plástica para as situações de trabalho a qual as torres são submetidas
(condição normal de funcionamento e regime harmônico). Em função das condições de contorno utiliza-se-á o método de elementos finitos empregado por software a ser definido para determinar as forças, momentos e deslocamentos internos atuantes em cada elemento estrutural das torres.
Infraestrutura necessária: Laboratório de informática munida de máquinas atualizadas com softwares de modelagem pelo método de elementos finitos. Não é