diodos
O diodo é um componente eletrônico fundamental que tem como característica mais importante, permitir que a corrente circule apenas num sentido.
Quando o diodo está polarizado diretamente, conduz e permite circular a corrente. Se estiver polarizado inversamente não permite circular corre Podemos comparar um diodo a uma válvula hidráulica que possibilite passar a água num sentido e impedindo no sentido contrário.
TIPOS DE DIODOS
DIODO LED
O led é um componente constituído por uma junção PN semicondutor, um diodo emissor de luz que tem a função de transformar energia elétrica em luz. São do tipo bipolar com um terminal chamado anodo e outro chamado catodo, quando esses terminais são energizados, o chip contido dentro do plástico acende.
Aplicações
Utilizados em semáforos, painéis de led, saídas de emergências.
PIN
É formado por um material intrínseco (puro) colocado entre um material tipo P e um material tipo N. Sua resistência é variada de acordo com a corrente, operando assim como um resistor variável.
Com tensão contínua ou de baixa frequência, o diodo PIN tem um comportamento próximo do diodo de junção PN. Em frequências mais altas, de períodos inferiores ao tempo de duração das cargas, a resistência apresenta uma variação característica com a corrente.
TUNEL
O diodo Tunel com alto índice de dopagem (impurezas) é um semicondutor extremamente rápido, que opera na casa dos GHz.
Ele funciona somente na área de resistência negativa, ou seja, diminui a tensão aumenta a corrente, somente quando se tem uma tensão muito próxima de zero, ou seja, ele só funciona como diodo túnel quando polarizado diretamente e sob tensão bem baixas, para tensões fora dessa região ele funciona como um diodo comum.
Aplicações
Geralmente usado em osciladores de alta frequência devido a sua resistência negativa.
ZENER
Diodo zener (também conhecido como Diodo regulador de tensão, Diodo de tensão constante, Diodo