diodos
São componentes que permitem a passagem da corrente elétrica em apenas um sentido.
Produzidos à partir de semicondutores, materiais criados em laboratórios uma vez que não existem na natureza, que possuem a característica de permitir a passagem da corrente elétrica quando recebem a energia em um sentido e barrá-la quando em sentido oposto. O processo de produção de diodos é chamado dopagem.
Seu símbolo internacional de um diodo comum aparece na figura 1. Observe que ele é um componente polarizado, isso quer dizer que ele possui lado certo para ser instalado no circuito.
Por isso seus terminais possuem nomes distintos.
fig. 1 - símbolo básico do diodo
Quando conectado em posição que permita a passagem da corrente elétrica, dizemos que ele está polarizado diretamente, fig. 2. Nesse caso, a energia flui de um pólo ao outro da fonte de alimentação.
fig.2 - polarizado diretamente
Quando o diodo se encontra invertido, com seu catodo apontado para o positivo, não há movimentação da corrente elétrica. É dito então que ele está polarizado inversamente, fig. 3.
fig. 3 - polarizado inversamente
Observação: Quando o sentido da corrente elétrica é igual ao dos elétrons, chamamos de sentido eletrônico ou sentido real de movimentação, ou seja, do negativo para o positivo.
Quando o sentido da corrente é oposto aos do movimento dos elétrons, é chamado de sentido convencional ou clássico, ou seja, do positivo para o negativo. O sentido convencional é o mais utilizado na eletrônica. Os símbolos dos componentes inclusive “apontam” esse sentido de movimentação dos elétrons.
versão de 22 de novembro de 2007 - pg. 1 de 9
É óbvio que a fabricação dos diodos não é ideal. A condução de corrente elétrica nele sofre uma resistência bem baixa, poucos ohms, que é quase desprezível. Estando invertido, o bloqueio da corrente elétrica também não é total. Uma pequena corrente, na ordem de microampères, chamada corrente de fuga, também aparece. Mas esse