Curiosidades Galileu Galilei
Sua principal contribuição para a astronomia foi o uso do telescópiopara a observação das manchas solares, vales e montanhas lunares, dos quatro satélites maiores de Júpiter e das fases de Vênus.
No campo da física, descobriu as leis que regem a queda dos corpos e o movimento dos projéteis.
A última obra de Galileu, Discursos e Demonstrações Matemáticas sobre Duas Novas Ciências, publicada em Leiden em 1638, revisa e aprimora seus primeiros estudos sobre o movimento e os princípios da mecânica em geral.
No ano de 1595, quando Galileu Galilei observando o movimento de oscilação de um lustre na Catedral de Pisa, descobre e aplica a Lei do Pêndulo, a relojoaria recebe uma das mais importantes contribuições que lhe permitiram penetrar no terreno da medição precisa do tempo.
Contudo a principal contributo de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.
Desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, e o termómetro de Galileu.
Galileu Galilei era italiano, nasceu em Pisa no dia 15 de fevereiro de 1564 e morreu em Florença no dia 8 de janeiro de 1642.
Galileu sempre foi muito dedicado aos estudos sobre os movimentos dos corpos, sendo ele o cientista que moldou as bases para que Isaac Newton descrevesse as três leis que explicam os movimentos dos corpos do universo. Diz a história que, certa vez, Galileu estava observando as oscilações de um lustre da Catedral de Pisa quando teve a idéia de fazer medidas do tempo de oscilação. Como naquela época ainda não haviam inventado o relógio e nem o cronômetro, Galilei fez a contagem do tempo de oscilação comparando-o com a contagem das batidas de seu próprio pulso. Fazendo isso ele verificou que mesmo quando as oscilações ficavam cada vez menores o tempo delas era sempre o mesmo. Em sua casa ele repetiu o experimento utilizando um pêndulo e novamente o