auditoria
Os profissionais da área de saúde, agrupados em equipe tem, portanto um papel fundamental no sistema e na política de saúde do País.
Os enfermeiros vêm assumindo um novo papel e tendo novas oportunidades no sistema de saúde nos hospitais e no sistema de saúde suplementar, relacionado à administração de serviços de saúde (Motta, 2003).
O papel da enfermagem na auditoria é avaliar a assistência que o paciente está recebendo, assim como a integralidade e exatidão da documentação dessa assistência no prontuário, 60% da conta hospitalar reflete diretamente o serviço de enfermagem.
Para que uma auditoria ocorra em uma instituição é necessário à participação e o entendimento de toda equipe sobre sua real finalidade, esclarecer que não estará sendo avaliado o profissional, mas o conjunto de todas as atividades desenvolvidas pela equipe de trabalho. Caso contrário, o não entendimento dos benefícios e a forma de sua realização deste processo poderão levar a equipe a restringir o trabalho do Auditor e assim, prejudicando o resultado final (Motta et al. 2005).
O auditor não tem função de fiscal e sim de orientador, pacificador, agente de mudança, de efetividade, de economicidade e eficiência.
O Auditor deve decidir sempre com respaldo técnico e científico, honestidade e responsabilidade. O Auditor ideal deve ser constituído de: 25%