Diodo Zener
Diodo Zener
Aluno: Luis Filipe Dinis Andreso
Professor: Silva
Introdução
O que é um Diodo Zener ?
O Diodo Zener é um dispositivo semicondutor especialmente projetado para operar na região reversa ou reversamente polarizado. Tal como o diodo retificador ele é formado por um Junção PN. O físico responsável pela descoberta dessa propriedade foi Clarence Zener (1905-1993), e o nome do diodo zener é uma homenagem a esse cientista. O Funcionamento desse dispositivo está relacionado a dois fenômenos: efeito Zener e o efeito avalanche.
Qual a diferença entre Diodo e Diodo Zener?
Os diodos do tipo zener são dispositivos semicondutores de dois terminais com uma Junção PN muito maior que o diodos convencionais, pois a operação na região reversa decorrente em uma dissipação maior de potência. Também o nível de dopagem no semicondutores do tipo P e N que forma a junção PN é maior, a fim de diminuir a tensão de avalanche. Esses dispositivos também são chamados de Diodos de Referência ou Diodo de Avalanche.
Como funciona um Diodo Zener?
Os diodos quando reversamente polarizados possuem um corrente de fuga divido aos portadores minoritários, porém essa corrente tem valores muito pequenos para serem consideradas. Entretanto quando a diferença de potência entre os terminais do diodo reversamente polarizado atingem uma valor da tensão de ruptura, ocorre um aumento abruto da corrente reversa e a destruição do dispositivo devido a elevada dissipação de energia (efeito Joule). Nos diodos zener corre a mesma coisa porém esse componente semicondutor é fortemente dopado o que torna a tensão de ruptura (Vz) bem menor que nos diodos convencionais da mesma forma a área da junção é aumentada o que facilita a dissipação da potência.
Como utilizar na prática?
Para que ocorra o efeito estabilizador de tensão é necessário que o díodo zener trabalhe dentro da zona de ruptura, respeitando-se as especificações da corrente