dinâmicas
Objetivos: Tratar fundamentalmente das atitudes em relação ao produto do trabalho, das relações e da formação de equipes de projeto. Podem ser observadas competências tais como: Liderança, iniciativa, comunicação, proatividade, trabalho em equipe etc.
Recursos:
- Usar objetos – Legos ou um material de encaixe em quantidade suficiente. Esse material será colocado à disposição para cada equipe por um dos facilitadores, no papel de Gerente de Suprimentos.
- Divisão em equipes. Mínimo: 4 pessoas em cada equipe.
- Papel e caneta para cada grupo.
- Instruções por escrito (a seguir).
- Tempo cronometrado.
Como fazer:
Etapa 1: Instruções às equipes “que foram chamadas a participar de uma concorrência internacional sobre um produto inovador”.
Etapa 2: Projeto e planejamento de um protótipo e sua construção.
Etapa 3: As peças só serão fornecidas mediante uma argumentação que convença o “Gerente de Suprimentos”. Nesse momento, é importante observar o comportamento de querer pegar todas as peças para si, para sua equipe, sem critério, e deixar as outras equipes sem matéria prima.
Etapa 4: Apresentação das produções com marketing, preço, retorno etc.
Etapa 5: Solicita-se que cada grupo deixe seu trabalho e mude de mesa, desloque-se para ocupar o espaço deixado pelo grupo à sua direita. Todos os grupos se movem para a direita ao mesmo tempo. A ordem é determinada pelo facilitador.
Etapa 6: Cada grupo tem de aperfeiçoar o trabalho recebido, somente acrescentando peças, sem desmontar nem descaracterizar o trabalho do outro. Apresentação sintética de cada aperfeiçoamento do produto. É um desafio não destruir o trabalho do outro, aceitar que ele é bom e que outros estarão aperfeiçoando aquele trabalho do qual participei.
Etapa final: No retorno ao local de origem, seguem-se a análise e a percepção das modificações e transformações que o produto original sofreu, e como a equipe está lidando com essas transformações. Sugestão