vitamna e
A Vitamina E, também conhecida como tocoferol, é uma vitamina lipossolúvel (solubilidade em lipídios). Desta forma, ela precisa de gorduras (que nós ingerimos nos alimentos) para ser absorvida pelo organismo.
O termo vitamina E cobre oito compostos encontrados na natureza. Quatro deles são chamados tocoferóis e quatro são tocotrienóis, sendo identificados pelos prefixos a-, b-, g- e d. O alfa-tocoferol é o mais comum e o mais activo biologicamente destas formas de ocorrência natural de vitamina E.
Fez-se alusão pela primeira vez à existência da vitamina E em 1922. Os ratos de laboratório que receberam dietas purificadas perderam sua capacidade reprodutiva; os machos ficaram estéreis, e as fêmeas reabsorveram seus fetos ou deram à luz a filhotes deformados ou mortos. Entretanto, o acréscimo de alimentos como alface, trigo, carne ou manteiga à dieta dos animais fornecia um fator desconhecido que prevenia esses problemas na reprodução.
Isolada em 1936, os pesquisadores chamaram-na de tocoferol, que, em grego, significa "produzir a cria". Depois, a substância ficou conhecida como vitamina E.
FUNÇOES:
A vitamina E é um dos antioxidantes mais procurados pelas pessoas, pois possui grandes efeitos contra os danos nas células e até efeitos contra o envelhecimento, um assunto que chama muito a atenção de todos.
Ajuda ainda o sistema imunitário, já que os radicais livres são responsáveis pela destruição das membranas celulares e a vitamina E combate exactamente essa destruição por parte dos radicais livres.
Com o passar dos anos, e a idade a avançar, os efeitos imunitários e de envelhecimento começou a fazer-se notar exponencialmente, e a vitamina E ajuda nestas duas situações que são quase impossíveis de controlar.
A vitamina E tem ainda um papel super importante na produção de glicose no organismo, ajudando assim problemas como as diabetes ou a hipo glicemia.
Existem ainda algumas funções da vitamina E que estão a ser estudadas e que ainda não há