Dinâmicas para Acolhida
Adolescentes e...
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as drogas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que provocam alterações psíquicas e físicas a quem as consome e levam à dependência física e psicológica.
Seu
uso sistemático traz sérias consequências físicas, psicológicas e sociais, podendo levar à morte em casos extremos, em geral por problemas circulatórios ou respiratórios. É o que se chama overdose.
Adolescentes e...
Podem ser classificadas em:
Lícitas: São aquelas que tem a sua produção e seu uso permitidos por lei, sendo liberadas para comercialização.
Ilícitas: São aquelas que tem a sua produção, comercialização e uso proibidos por lei.
Adolescentes e...
Os adolescentes estão entre os principais usuários de drogas. Calcula-se que 13% dos jovens brasileiros entre 16 e 18 anos consomem maconha.
Nos últimos tempos cresceu o uso de crack e drogas sintéticas, como o ecstasy.
Os consumidores de cocaína são os que mais procuram tratamento para se livrar da dependência, que é feito por meio de psicoterapias que promovem a abstinência às drogas e do uso de antidepressivos em 60% dos casos. Atualmente, mais de 5% dos brasileiros são dependentes químicos de alguma droga.
Adolescentes e...
Tipos de drogas
Depressoras - Substâncias que diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos. Fazem parte desse grupo o álcool, os tranquilizantes, o ópio (extraído da planta
Papoula somniferum) e seus derivados, como a morfina e a heroína. Adolescentes e...
Estimulantes - Aumentam a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais rápidos. Excitam especialmente as áreas sensorial e motora. Nesse grupo estão as anfetaminas
(rebite), a cocaína (produzida das folhas da planta da coca,
Erytroxylum coca) e seus derivados, como o crack.
Adolescentes e...
Perturbadoras - São substâncias que fazem o cérebro funcionar de
uma