Dinâmicas de Grupos
Introdução
As dinâmicas de grupo, de uma forma muito geral, representam a criação e evolução de grupos formais ou informais em determinado contexto. Nesta exposição vão ser analisadas essas dinâmicas a nível organizacional.
A formação de grupos permite atingir resultados que não seriam alcançados a nível individual, e que representam uma mais-valia para a organização. Esses resultados englobam a satisfação de interesses ou objectivos comuns, que podem ser a realização de uma tarefa, a segurança, para que os membros se sintam seguros na organização e no esforço colocado para a mesma, o status, de forma a diferenciar os diferentes grupos, poder, através de por exemplo uma subida na carreira, satisfação das necessidades sociais, de modo a tornar o grupo mais maduro e produtivo e a satisfação de necessidades de estima, na medida em que um grupo é constituído por membros e se a estima destes estiver num bom nível, o desempenho do grupo pode aumentar.
A seguinte exposição será focado em pontos essenciais na dinâmica de grupos. Será aprofundado o tipo de grupo, como é que este é formado e desenvolvido, os factores que influenciam o seu desempenho, interacções com outros grupos e por fim a tomada de decisão dos grupos.
A natureza interpessoal das organizações
Numa organização as relações interpessoais são tão variadas como os membros que a constituem.
É possível distinguir dois extremos de relações interpessoais. Por um lado temos as relações interpessoais que são pessoais e positivas, e por outro as pessoais e negativas. Ao nível da primeira definição temos que existe conhecimento, respeito e afecto mútuo entre ambas as partes. Por exemplo, se dois colaboradores da organização têm o hábito de beber café durante o fim-de-semana provavelmente a sua interacção no trabalho será positiva. Ao nível da segunda definição, temos que