DINÂMICA EMPATIA
Segundo Delitti:
“[...] percebe-se que uma relação terapêutica duradoura é aquela embasada num solido vinculo terapeuta–cliente , vinculo este que se torna estimulo reforçador para que o cliente progrida e seja perseverante nas tarefas comportamentais propostas pelo terapeuta.” (DELITTI, 2005)
Levando em conta o que diz Delitti, entende-se que para haver esse vinculo terapeuta – cliente é necessário que haja empatia. Para trazer um exemplo pratico sobre empatia, foi proposto ao grupo a aplicação de uma dinâmica aos colegas da turma, do curso de psicologia do sétimo período noturno, solicitação esta feita pela Profª. Olivia Justen Brandenburg, que ministra a matéria de Habilidades sociais.
Segundo o dicionário:
Empatiaem.pa.ti.asf (grempátheia) Psicol Projeção imaginária ou mental de um estado subjetivo, quer afetivo, quer conato ou cognitivo, nos elementos de uma obra de arte ou de um objeto natural, de modo que estes parecem imbuídos dele. Na psicanálise, estado de espírito no qual uma pessoa se identifica com outra, presumindo sentir o que esta está sentindo.
Pode-se afirmar, portanto que empatia, é a habilidade de se colocar no lugar do outro, lembrando que o outro pode ser um individuo ou mesmo um grupo. É capacidade de identificaro estado emocional de outro sujeito singularmente através do verbal e não verbal.
2. Metodologia
Escolhemos a dinâmica denominada Guia & Cego:
O objetivo: exercitar a empatia.
Duração: aproximadamente, trinta minutos.
A quem se destina:Grupos que já convivam juntos há algum tempo.Ideal para até 30 pessoas.
Material: Vendas (máscaras), quantidade equivalente ao numero de participantes.
Procedimentos:
1- Coordenador se apresenta e não fala o objetivo da dinâmica. (O objetivo é fazer as pessoas pensarem sobre si mesmas, refletirem se foram ou não empáticas com o colega.
2- Separar a turma em duplas de forma aleatória, garantindo que não fiquem duplas de amigos da mesma panelinha.