Dinâmica do Nó
Escola de Nutrição
Psicologia Social e Comunitária
Prof.: Francisco Moura
TRABALHO EM EQUIPE
“Dinâmica do nó humano”
Nomes:
Bruna Mayrink
Gabriela Hurtado
Karenn Soares
Lívia Bitencourt
Marli Lino
Verônica Paiva
Dinâmica do nó humano
OBJETIVOS: Ajudar o grupo a compreender o processo vivido na solução de um determinado problema. Fazer com que o grupo aprenda a trabalhar em grupo, e aprenda a importância disso. Desenvolver a solidariedade e a força da união de grupos. Várias cabeças pensando sobre um mesmo problema fica mais fácil encontrar uma solução.
PROCESSO: Os participantes formam um círculo e se dão as mãos. Cada um tem que memorizar a pessoa que está do seu lado esquerdo e do seu lado direito. Após esta observação, o grupo terá que caminhar dentro do círculo. A um sinal todos tem que parar no lugar que estão e procurar as pessoas que estavam no seu lado direito e no lado esquerdo e darem as mãos (como no início). As pessoas não podem mudar de lugar e nem trocar quem estava do seu lado. Depois disso, o grupo tem que voltar a posição original do círculo feito no começo. Enfim, partilha-se a experiência vivenciada. Destacar as dificuldades, os sentimentos experimentados no início, no momento do nó e ao final, após desatá-lo.
MORAL DA DINÂMICA: Fazer de um grupo uma equipe de trabalho é um grande desafio. Desafio que passa pela necessidade de uma comunicação, interação e, principalmente, cooperação de cada um para alcançar o sucesso da tarefa proposta. Desta forma a equipe poderá chegar aos seus objetivos.
Introdução
Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema.
Em um trabalho em equipe, cada um sabe o que os outros estão fazendo e reconhecem este trabalho para chegarem ao mesmo objetivo e terem sucesso. Os objetivos são comuns e as metas são desenvolvidas para irem além daquilo que foi proposto. O trabalho em