dinâmica das relações interpessoais
DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
GESTÃO DE PESSOAS
Conceito
Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. Constitui, a rigor, uma evolução das áreas designadas no passado como Administração de Pessoal, Relações Industriais e Administração de Recursos Humanos. Essa expressão aparece no final do século XX e guarda a similaridade com outras que também vem popularizando-se, tais como Gestão de Talentos, Gestão de Parceiros e Gestão do Capital Humano.
A expressão Gestão de Pessoas ganhou força, pois procura designar que as pessoas trabalham nas organizações não mais como empregados ou funcionários, mas como cooperadores e parceiros.
Parece razoável admitir, que a adoção deste ou de qualquer outro nome, por si só, não indica o que de fato as organizações fazem ou querem fazer para seus colaboradores. No entanto, esse termo reflete uma concepção contemporânea do processo evolutivo da gestão de pessoas nas organizações.
Histórico
As empresas, desde a década de 80, sofrem sérios desafios, tanto de natureza ambiental quanto organizacional: globalização da economia, evolução das comunicações, desenvolvimento tecnológico, competitividade, etc. Nem
1
todas conseguiram ajustar-se a esses desafios, e muitas das que sobreviveram passaram por experiências, como a reengenharia, a terceirização e o downsizing, que produziram conseqüências de certa forma dramáticas para seu pessoal.
As críticas a esses procedimentos, aliadas as novas concepções acerca do papel dos indivíduos nas organizações, determinaram sérios questionamentos à forma como vinha sendo desenvolvida a Administração de Recursos Humanos nas organizações. Dentre as várias críticas, uma das que geraram mais repercussões referia-se exatamente à terminologia utilizada para designá-la. Se tratadas como recursos, as pessoas precisam ser administradas,