Dinastias Chinesas e Cristianismo no Oriente.
Na dinastia Song, a economia e a cultura foram muito prósperas e incentivadas. Tudo estava indo bem, mas no final do império, ele se enfraqueceu devido a oposição ao comercio e ao militarismo. A China então teve suas fronteiras ameaçadas pelos mongóis, que, mais adiante, conseguiram invadir a China, formando a Dinastia Yuan.
DINASTIA YUAN
Nessa dinastia, os mongóis assimilaram vários valores da cultura chinesa, e mantiveram sua estrutura de governo. Foi intensificado o comércio com o exterior e eles estavam sempre avançando, até que uma tentativa frustrada de invasão ao Japão deu início a decadência do império. Nessa tentativa, os mongóis saíram derrotados devido a fortes vendavais e milhares de soldados. Por fim, foram expulsos por um monge budista que fundou a dinastia Ming.
DINASTIA MING
Essa foi, talvez, uma das mais importantes dinastias. Ocorreram reformar importantes, a Grande Muralha foi reforçada e estendida, a economia foi reativada através a agricultura e ocorreu ainda a expansão urbana e a produção de artigos manufaturados. Esse último levou ao fortalecimento do comércio de expedições marítimas, que tinham como principal objetivo estabelecer relações diplomáticas com outras partes do mundo e levar a China informações sobre sua ciência, cultura e geografia.
O Isolamento da China ocorreu devido a morte do imperador da Dinastia Ming, que foi tomado então pelos mandarins, que por sua vez reprovavam atividade militares e comerciais, então limitaram as relações com outros povos, levando a China ao isolamento.
-------------------------
O cristianismo chegou ao Oriente através da Propaganda Fide, que era um programa onde a Igreja Católica pretendia supervisionar a difusão do cristianismo em missões estrangeiras. No JAPÃO, o número de convertidos foi maior devido a alguns fatores, como:
a) a cultura japonesa era mais receptiva a outras culturas;
b) os jesuitas aprenderam rapidamente a ligua local;
c) alguns