China
Sendo parte de uma das mais antigas civilizações conhecidas, o
Império chinês já existia antes mesmo da ascensão de Roma no mundo antigo e continuou mesmo após a queda do Império
Romano.
Política: O onipresidente Confúcio foi igualmente o idealizador de um conceito notável de estrutura política para a China Antiga. Em sua visão, as dinastias chinesas recebiam do céu o poder para manter a ordem no mundo, por meio da harmonia com a natureza e do provimento do povo. Este poder se chamava “mandato do céu”, e por esta razão os imperadores eram igualmente nomeados como
“filhos do céu”.
Religião: A China é um país de muitas religiões e conta com
mais de 100 milhões de crentes. O confucionismo e o taoismo são consideradas religiões chinesas, mas ambas começaram como filosofias. Confúcio, não deu importância aos deuses e se voltou para a ação. Por sua vez, os taoistas apropriaram-se das crenças populares chinesas e da estrutura do budismo. Além de filósofo, Confúcio também foi um mantra para seu povo. Nele, as pessoas buscavam um modelo de comportamento e respostas para seus anseios.
Taoismo: Recebe o nome de taoismo o conjunto de ensinamentos e práticas religiosas praticadas em diversos pontos do extremo oriente. Os deuses taoistas são figuras históricas que demonstraram poderes excepcionais em vida.
Cultura
Em decorrência das invasões sofridas, a China foi dividida em reinos feudais independentes entre os séculos III e IV. Neste tipo de reino o rei desempenhava a função de chefe religioso e aos nobres cabia a responsabilidade de defender o território contra as invasões estrangeiras.
Curiosidade
Dinastia Chinesa
Após um período de luta entre os principados, quando os nobres já se encontravam mais fortes do que o rei, deu-se inicio ao surgimento das primeiras dinastias chinesas. A primeira delas foi a Sui, que no ano de 580 conseguiram unificar os reinos. No ano de 618, esta dinastia foi substituída pela Tang, que teve como ponto marcante a contribuição