bitcoin
O destaque da BitCoin teve início com a sua relação com o Silk Road, "um mercado negro" onde são vendidas drogas e sementes. No entanto, os criadores da BitCoin afirmam que o objetivo é criar uma economia global da moeda. A ideia é fazer com que empresas ofereçam produtos e serviços que possam ser pagos com os tokens virtuais que, posteriormente, podem ser trocados pela moeda padrão do país ou utilizados para outras compras online.
1. COMO A BITCOIN É GERADA?
As BitCoins são geradas por seus próprios usuários, por meio do processamento dos computadores, sendo necessário apenas instalar o programa para participar da rede de moedas.
O sistema permite que sejam criadas cerca de 21 milhões de moedas no mundo todo. A medida é uma forma de prevenção contra uma possível crise financeira no sistema de BitCoin. Outra forma de evitar as crises é a compra de moedas dos usuários quando estas se encontram desvalorizadas, uma vez que as BitCoins podem sofrer os efeitos do câmbio.
Há três formas de adquirir BitCoins: comprando com dinheiro "real" em espécies de "casas de câmbio" (ou caixas eletrônicos específicos), por meio de operações (por exemplo, vender um celular para alguém) ou minerando moedas.
2. O QUE É MINERAR MOEDAS?
Para se tornar válida, toda transação de BitCoins deve ser publicada em uma página chamada "block chain" (cadeia de blocos). Minerar é "emprestar" a capacidade de processamento do computador para manter essa infraestrutura funcionando. Como "grafiticação", o dono da máquina ganha uma pequena fração de BitCoins (quanto mais potente a máquina, maior a recompensa).
3. COMO VIRO UM MINERADOR?
A