Dinastia Song
Em 960, Zhao Kuangying rebelou e fundou a dinastia Song, pondo fim à uma situação caótica de 5 dinastias e 10 reinos. As cinco Dinastias foram: Dinastia Liang, Dinastia Tang, Dinastia Jin, Dinastia Han e Dinastia Zhou. Os dez Reinos foram: Wu, Wuyue, Min, Chu, Han do Sul, Shu Anterior, Shu Posterior, Jingnan, Tang do Sul e Han do Norte. A dinastia Song foi substituída pela dinastia Yuan em 1279, sobrevivendo assim por 319 anos, dividida em Song do Norte e Song do Sul.
Benefícios da Dinastia Song para a China
Durante a Dinastia Song, a China progrediu. Registrou-se o aumento de produção do arroz, a população passou a se alimentar melhor e cresceu, chegando a 100 milhões de habitantes. O governo passou a recolher mais impostos e a incentivar a navegação e o comércio de longa distância. O governo também passou a manter orfanatos, cemitérios e celeiros públicos. O desenvolvimento científico nessa época foi notável, tendo ocorrido a invenção da bússola, pólvora, tipografia e xilografia.
A impressão de livros na China
No sec. XI, enquanto os europeus copiavam livros a mão, um trabalho cansativo e que, por vezes, demorava anos, os chineses já imprimiam livros por meio de duas técnicas de impressão criadas por eles: a xilogravura e a tipografia. Essas duas técnicas passaram a ser usadas pelos europeus por volta de 1380 (a xilogravura), e 1456 (a tipografia).
A xilogravura
Nessa técnica, o trabalhador esculpia em um único bloco de madeira todos os ideogramas (desenhos que representam uma ideia) da página a ser impressa. Depois aplicava tinta ao bloco e colocava a página sobre ele pressionando-a com uma almofada. A seguir, a página impressa era posta para secar. A xilogravura foi usada pela primeira vez na China, em 868. Essa técnica, funcionava como um grande carimbo.
A tipografia
Foi inventada em 1041 pelo chinês Pi-Sheng, o trabalhador fabricava blocos individuais de cerâmica, um para cada ideograma. Os blocos eram acomodados em uma caixa de