Dinamo
Conceito e funcionalidades; dínamo é uma máquina geradora de corrente contínua, utilizada geralmente em automóveis e bicicletas. É um gerador de eletricidade, um aparelho que transforma Energia Mecânica em Energia Elétrica. Este fenômeno, chamado de indução magnética é explicado pela Lei de Lenz, que estabelece: o sentido da corrente induzida é oposto da variação do campo magnético que a gera Ele é constituído por um imã fixo em um eixo móvel, ao redor deste eixo existe uma bobina (fio condutor enrolado, constituindo um conjunto de espiras). Não existe contato físico entre o imã e a bobina. No caso do dínamo de bicicleta, o movimento de rotação da roda, ou da correia, é transferido para o eixo do dínamo.
Logo, sabemos hoje que a variação de campo magnético gera corrente elétrica. No dínamo o imã gira com a bobina ao seu redor. Este movimento gera a variação do campo magnético do imã, surgindo então, uma corrente elétrica no conjunto de espiras da bobina. Esta corrente elétrica é utilizada para acender o farol da bicicleta, ou qualquer led que seja instalado no circuito.
Este mecanismo funciona de acordo com o princípio de conservação de energia, ou seja, parte da energia utilizada para girar a roda da bicicleta é transformada em energia elétrica através da indução magnética.
Os dínamos se dividem em dois grupos:
1º - Dínamo com corrente contínua
É aquele que fornece corrente contínua, isto é, corrente que circula num único sentido.
2º - Dínamo com corrente alternada
Também chamado alternador – é aquele que fornece corrente alternada, isto é, corrente que circula num sentido e noutro alternadamente.
Dínamo fluido: Ímã líquido gera magnetismo pelo movimento
Dínamos fluidos
Na última década, pesquisadores conseguiram criar campos magnéticos em laboratório usando os chamados dínamos fluidos. Assim como seus equivalentes astronômicos, esses sistemas são baseados na rotação de um fluido, tipicamente o sódio, devido à sua alta condutividade.