DINAMICAS
1. Estudo das forças ou do movimento quantitativo dos corpos.
2. Conjunto de forças que visam o desenvolvimento ou o progresso de algo.
3.Relação entre os níveis de intensidade dos sons.
Cada dinâmica deve ter um objetivo específico a ser alcançado e com este objetivo está ligado à escolha da dinâmica a ser aplicada.
Dinâmicas de socialização ou quebra gelo, de apresentação, de Integração, para descontração e relaxamento, de Expressão emocional, de Comunicação:
Dinâmicas de socialização ou quebra gelo: simples e superficiais tem objetivo de descontrair o grupo, diminuir a tensão e facilitar os primeiros contatos entre os participantes. É um recurso muito utilizado por romper a formalidade e promover a aproximação entre as pessoas despertando o interesse de uns pelos outros.
Dinâmicas de apresentação: possibilitam aos participantes apresentarem-se, compartilhando com o grupo as primeiras informações a respeito de cada um de forma criativa e descontraída.
Dinâmicas de Integração: procuram oportunizar um maior contato interpessoal entre os participantes, é possível uma observação da atuação individual e grupal, pois estimula-se uma troca mais expressiva nos relacionamentos, um diálogo aprofundado que permitem cada membro expor ao grupo a visão que tem de si próprio.
Dinâmicas para descontração e relaxamento: tem por objetivo soltar o corpo, movimentar-se, animar-se em relação à posição/ situação em que se encontra. É adequado em grupos que não há interação grupal ou está a um determinado período numa mesma posição ou atividade demonstrando desatenção ou cansaço.
Dinâmicas de Expressão emocional: apropriadas para expressar sentimentos e emoções e também proporciona uma visão de como os participantes se veem entre si. Neste tipo de dinâmica é comum surgirem fortes conteúdos emocionais que perpassam pela autoestima, preconceitos e valores pessoais, portanto, são dinâmicas que demandam