Dinamicas
A. Objetivos
Favorecer reflexão sobre a influência dos preconceitos e dos sentimentos nas relações interpessoais.
B. Recursos Necessários
Rótulos em papel ofício
Fita adesiva
C. Procedimentos
01. Em folhas de ofício, escrever os seguintes rótulos:
02. As palavras acima devem ser de um tamanho visível para todos na sala. Além destes rótulos, podem ser utilizados outros de acordo com a intenção do facilitador e a realidade do grupo.
03. Escolher uma pessoa por rótulo, colocando-a de frente para o grupo.
04. Mostrar para o grupo o rótulo, sem que o escolhido veja. Quando o escolhido for responder a alguma pergunta (Por exemplo: O que você pensa sobre o preconceito?), grupo deverá reagir de acordo com o rótulo e com a atitude sugerida no papel.
05. O grupo não poderá ler em voz alta o que está no papel, mas representar o que ele pede com expressão corporal. O escolhido não poderá ver o papel, mas identificar o rótulo que lhe coube observando a atitude do grupo, enquanto tenta responder a uma indagação.
VOCÊ ESTÁ ESCUTANDO?
A. Objetivos
+ Perceber a importância de "saber ouvir";
+ Identificar os fatores que facilitam e/ou dificultam a comunicação.
B. Recursos necessários
Tiras de papel com instruções.
C. Procedimentos
1. Formar duplas. Numerar os participantes de cada dupla com os números 1 e 2, aleatoriamente;
2. Unir todos os participantes que receberam o n. 1 e dar as seguintes instruções: "Você irá contar uma história ao seu par. Pode escolher uma história real, da sua própria vida, ou criar algo. Mas a sua tarefa é contar essa história ao seu parceiro do começo ao fim e certicar-se de que ele compreendeu bem o que você contou";
3. Unir os participantes que receberam o n.2 e dar-lhes instruções individuais, pois cada um deles desempenhará um papel diferente em sua dupla. Todos os papéis têm o objetivo de interferir na comunicação, dificultando-a.
Sugestão de papéis:
* Dê palpites sem ser