Telomerase e Cancer
A região telomerica também é responsável pela ancoração dos cromossomos na membrana nuclear, garantindo a estrutura tridimencional do núcleo.
Os telômeros encurtam a cada duplicação devido às enzimas que participam do ciclo de divisão celular não terem características bioquímicas para atuar na duplicação dos telômeros, isto é, a DNA polimerase não atua sob eles por falta de sitio de anelamento para ação da ligase. Como consequência tem-se novas fitas cromossômicas mais curtas que com o passar do tempo culminam com a morte celular, devido à falta de telômeros e a perda de material genético com consequente envelhecimento.
Para que haja duplicação dos telômeros é necessário uma enzima especializada chamada Telomerase, que é um tipo de transcriptase reversa. Com a ação desta, as células tem a possibilidade de multiplicar-se indefinidamente, pois não perdem conteúdo.
A maioria dos tumores e células germinativas tem telomerase ativa o que permite múltiplas divisões celulares sem sua morte, uma vez que é mantido o mesmo comprimento telomerico na molécula que a originou.
A descoberta de como inativar a telomerase poderá significar a cura do câncer, pois permitirá a morte da célula tumoral com o passar do tempo.
Referencias Bibliográficas :
BONNA, Sophia; VALCÁRCEL, Juan. Mlecular Biology : Spliceosome meets telomerase. Nature international weekly journal of science. Edition 456.
DEVITA, Vincent T. Jr.; LAWRENCE, Theodore S.;ROSENBERG Steven A.. Cancer Principles & practice of oncology. 8ª. Edição. Philadelphia – USA.Lippincott Williams & Wilkins, a Wolters Kluwer business. 2008.
PARSONS, Henrique A..Telômero, Telomerase e Câncer.