dinamica
20. Dinâmica: “dos problemas”
1º momento: Louvor (15min)
Inicie a célula com cânticos de louvor.
Sl 146:1
“Louvem ao Deus Eterno! Ó minha alma, louve o Eterno! Eu louvarei a vida inteira; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver.”
2º momento: Aplicação da dinâmica
Material: Bexiga e tiras de papel
Procedimento:
Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com uma tira de papel dentro (que terá uma palavra para o final da dinâmica).
O facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfretamos no nosso dia-a-dia (de acordo com a vivência de cada um) como: desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, incredulidade, temores, ansiedade, desânimo, tristeza, etc. Pedir para que cada diga o seu problema, ou seja, que dê o nome para a sua bexiga.
Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo (cabeça, mãos, braços, ombro, pernas, pé, cotovelo, etc.) e depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.
Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo, até ficar um só no centro. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao círculo e então ele pergunta: 1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado; 2) aos que saíram, o que eles sentiram.
Depois
destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que não é tão difìcil resolvermos problemas quando estamos juntos.
Ele pedirá aos participantes que estorem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, cada um deverá ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele. Dicas de palavras ou melhores ingredientes: oração,