dinamica
O que é ?
A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos.
Estatistica:
A prevalência da Diabetes em 2012 é de 12,9% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos.
Diagnóstico:
Se sentir alguns ou vários dos sintomas deve consultar o médico do centro de saúde da sua área de residência, o qual lhe pedirá para realizar análises ao sangue e à urina.
Se tiver uma glicemia em jejum (oito horas) de 126 miligramas por decilitro ou superior em duas ocasiões separadas de curto espaço de tempo.
Classificação:
Diabetes tipo 1
É mais rara.
O pâncreas produz insulina em quantidade insuficiente
Diabetes tipo 2
É a mais frequente . O pâncreas produz insulina, mas as células do organismo oferecem resistência à acção da insulina .
Diabetes gestacional
A diabetes gestacional requer muita atenção, sendo fundamental que, depois de detectada a hiperglicemia, seja corrigida com a adopção duma dieta apropriada.
Sinais e sintomas:
Adultos:
Sede constante e intensa
Fome constante e difícil de saciar
Fadiga
Comichão
Visão turva. Crianças urinar muito
Ter muita sede
Emagrecer rapidamente
Comer muito sem nada aproveitar
Complicações:
Crónico-Retinopatia - lesão da retina;
Nefropatia - lesão renal;
Neuropatia - lesão nos nervos do organismo;
Tratamento:
Tipo1-Os doentes podem ter uma vida saudável, plena e sem grandes limitações, bastando que façam o tratamento prescrito pelo médico correctamente.
Tipo2-O tratamento é semelhante mas, devido à menor perigosidade da doença, a maioria das vezes basta que a alimentação seja adequada e que o exercício físico passe a fazer parte da rotina diária para que, com a ajuda de outros medicamentos específicos (que não a insulina), a diabetes consiga ser perfeitamente controlada pelo doente e pelo médico.