dinamica
A dinâmica tem como objetivo fazer com que os candidatos vivenciem situações do dia-a-dia, demonstrando se possuem as características necessárias para a vaga. Os consultores procuram aplicar atividades que deixem os candidatos à vontade e descontraídos, mas jamais expor as pessoas ao ridículo. Nem sempre as atividades refletem situações exatas que o candidato irá desenvolver no cargo, uma vez que o importante é observar suas reações e atitudes frente a determinadas situações. Alguns processos seletivos incluem uma atividade relacionada ao ramo da empresa, mas não existe uma regra. A dinâmica é sempre realizada antes da entrevista, pois serve para eliminar os candidatos que não tenham o perfil adequado. Entrevista e dinâmica se completam, uma vez que a entrevista permite explorar características que não foram abordadas na dinâmica ou checar se o perfil do candidato está de fato adequado à vaga. Se fosse ao contrário, tanto o candidato quanto o consultor perderiam muito mais tempo até chegar a uma conclusão esperada pela seleção.
Os vários tipos de dinâmica para processo seletivo de pessoal mais a mais comum é o "bate-papo" entre os candidatos e os selecionadores. Em geral, haverá a presença de um profissional que direcionará a dinâmica, e outro que ficará encarregado de avaliar o desempenho de cada candidato, anotando os resultados individuais.
Os assuntos são os mais variados possíveis, com o objetivo de medir conhecimentos gerais, avaliar seu comportamento diante do público e, principalmente, sua coerência e capacidade de improvisar sob pressão.
Existe ainda a técnica da dramatização: o grupo recebe um tema e deve vivenciar uma situação próxima da realidade. Cada um dos integrantes interpreta um papel. Um exemplo: o grupo deve simular uma negociação entre clientes e fornecedores. Desta forma, o avaliador poderá perceber as aptidões de cada um nesta situação.
Outro tipo de dinâmica é a realizada por meio de tarefas manuais determinadas pelo