Dinamica
Grupo em círculo, sentado.
Solicitar que desenhem na folha de papel uma figura humana de frente, da cabeça aos pés. Ao terminar, colocar o desenho no chão à sua frente. Olhar para a figura, entrar em contato com ela, dar-lhe uma identidade, uma vida e um nome.
Pedir a todos que, juntos, cada um no seu desenho, respondam por escrito às solicitações que lhes serão feitas, descritas a seguir:
- Saindo da cabeça do personagem, fazer um balão com três idéias que ninguém irá modificar;
- Saindo da boca, fazer um balão com uma frase que foi dita e da qual se arrependeu e outra frase que precisa ser dita e ainda não o foi;
- Do coração, sair uma seta indicando três paixões que não irão se extinguir. Chamar a atenção do grupo para o fato de que o objeto da paixão não precisa ser necessariamente alguém, podendo tratar-se de uma idéia, uma atividade, etc.
- Na mão direita do personagem, escrever um sentimento que este tem disponível para oferecer;
- Na mão esquerda, escrever algo que tem necessidade de receber;
- No pé esquerdo, escrever uma meta que deseja alcançar;
- No pé direito, escrever os passos que precisa dar em relação a essa meta.
Quando todos terminarem o que foi solicitado, pedir que mantenham contato com o personagem que foi desenhado, procurando os pontos semelhantes e diferentes entre ambos. Escrever no verso da folha as semelhanças e diferenças encontradas.
Plenário.
- Apresentar para o grupo o seu personagem na terceira pessoa;
- Falar das semelhanças e diferenças que o ligam a ele;
- O facilitador pontua os aspectos importantes nas falas de cada participante. Observações: Ao fazer o retrato solicitado e lhe dar vida, cada pessoa irá refletindo sobre si mesmo. É uma