Dinamica de relações interpessoais
Quando falamos em liderança, logo se destaca uma das primeiras e mais importantes tarefas do líder: a capacidade de negociar e convencer. Mas, esse é um processo difícil e muitas vezes desgastante e os verdadeiros líderes são revelados nessa hora! Hoje, o manda quem pode, obedece quem te juízo já não tem mais valor. É preciso obter resultados com a colaboração de outras pessoas.
O conceito de liderança tem evoluído ao longo dos tempos. Nos anos 20, o sociólogo Max Weber identificava como líderes os possuidores de patrimônio e carisma.
Os líderes devem ter visão, valores, integridade e vontade de assumir riscos. A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa, através dos esforços individuais, das equipes e também através da disponibilização de recursos. E os valores são os princípios ou crenças, que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões no exercício das suas responsabilidades e busca de objetivos.
A liderança é testada dia após dia diante de inúmeras situações que ocorrem nas empresas. Desempenhar papel de líder quando tudo está bem é fácil, mas quando começam a surgir situações de crise, pode-se perceber até que ponto os líderes são bons. Por isso, é importante ter visão e valores bem enraizados e consistentes para ganhar a confiança da equipe. O líder deve andar pela organização sempre aberto a possíveis colocações de seus subordinados. Sempre que o líder toma uma iniciativa, desenvolve uma ideia que é seguida pelos outros vigorosamente.
Warren Bennis afirma que “Um bom gestor faz as coisas bem, enquanto um bom líder faz as coisas certas.”
7.1 – TIPOS DE LIDERANÇA
Quem vai definir o modo como a liderança será praticada é o ser humano. A sua personalidade irá determinar em grande parte o tipo de poder a ser exercido. Não são raros os casos em que se acaba confundindo autoridade e respeito, com autoritarismo. Não se pede, dá-se a ordem. Não se conquista,