Dinamica de grupo
DISCURSSÃO SOBRE O CAPITULO O9
Priscila Magalhães fez uma síntese crítica da teoria dos grupos de Georges Lapassade, tentando localizar o autor dentro de várias correntes, principalmente as que travam luta com o Marxismo.
As principais teses de Lapassade são agrupadas em 03 tópicos: 1. A dialética dos grupos, organizações e instituições, tem bases teóricas na fenomenologia de Hegel e na crítica dialética de Sartre.( fusão de grupos) 2. Burocracia e x Autogestão 3. Evolução da noção de instituição, e das formas de intervenção que recebe influência da corrente da psicologia institucional de 1971 á 1974 e retoma as teses de Reich.
Em relação ao primeiro tópico Lapassade afirma em seu livro escrito com Lourau -Grupos,organizações e instituições que existe uma interdependência entre esses três conceitos e a realidade social.
Do ponto de vista tópico e dinâmico, para Lapassade o grupo representa o nível da base da vida quotidiana, ou seja é onde se situa a prática sócioanalítica da análise de intervenção, pois já existe nessa forma uma instituição: horários,ritmos, normas, sistemas de controle estatutos, papeis. Tudo o que Marx chama de comando do capital na empresa.
Lapassade afirma que o poder doEstado está presente nos grupos, embora encoberto.
O segundo nível o da organização é responsável pela mediação entre o grupo e o Estado .
O terceiro nível é o nível da instituição num sentido jurídico e político,ou seja , num sentido de forças da lei. O que institui na nossa sociedade está do lado do Estado.
Parfa Lapassade a origem e osentido do que se passa nos grupos não está somente no que é visível, mas há uma dimensão oculta, não analisada e portanto determinante, a que ele chama de dimensão institucional.
Por dimensão institucional ficou propostpo emn 1963 que seria o método que visa revelar nos grupos aquilo que está oculto de sua vida e do seu funcionamento.
Lapassade critica com Sartre Kurt lewin quando diz