Dimmer com TRIAC
Os tiristores SCR (retificador controlado de silício) são dispositivos semicondutores que possuem uma estrutura de pelo menos quatro camadas dopadas em uma sequencia de PNPN. Esta família funciona analogamente a um diodo, mas apresenta um terceiro terminal denominado gate (gatilho ou porta), responsável pelo controle da condução (disparo). Em operação, o disparo ocorre em sincronismo com a forma de onda CA que está sendo retificada por um ângulo pré-determinado pelo projetista. Após o disparo, o SCR continua em condução até que a sua corrente se torne menor do que a corrente de manutenção, desligando o dispositivo. Quando não conduz, recebe toda a tensão de entrada entre o anodo e o catodo até que ocorra um novo disparo.
Figura 1: Tiristor
Objetivo Descrever um circuito Dimmer para controlar a intensidade luminosa de uma lâmpada, utilizando tiristores.
Componentes utilizados
Placa de circuito impresso
Lâmpada 60W
Bocal para lâmpada 60W
Diodo 1N4007
Capacitor 150nF
Resistor 1kΩ
Resistor 20kΩ
Potenciometro 20KΩ
Dissipador de calor para SCR
Fios paralelos
Tomadas macho
Projeto
O circuito abaixo (fig.2) pode ser analisado pela resposta senoidal do circuito RC, desconsiderando a descarga do capacitor durante o período de condução do SCR. Figura 2: Circuito
Desse modo, o ângulo de fase (θ) da tensão sobre o capacitor C1 pode ser controlado de 0o até bem próximo de 90o. Contudo, o valor eficaz da tensão no capacitor C1 (VC), que é igual a V cosθ, decresce rapidamente para valores altos de θ. Pela variação do potenciômetro P1, o ângulo de fase (θ), assim como a magnitude de VC muda. O ângulo do fator de potência (φ) do circuito RC é dado por:
Φ= tan-1(XC/R) = tan-1(1/ωCR),
R= R1+P1 (resistor + potenciômetro)
E, por trigonometria, quando θ= (π/2) – φ, tanθ= (1/tanφ) e θ= tan-1(ωCR)
O valor instantâneo da tensão sobre o capacitor (vC) é dado por:
vC(ωt)= VC