diminuição dos impacto ambientais na construção civil
A BR-153 é a principal do Centro-Oeste e do meio Norte do Brasil, tendo que sua extensão chega aos 4355 km. Foi construída em meio à década de 60, no então governo do presidente Juscelino Kubitschek e foi concluída em 1972. O primeiro esboço da construção foi feito anos atrás, na década de 40 pelo então Governador Getúlio Vargas, que colocou tal esboço em meio ao “Plano Nacional de Rodovias”. Segundo Juscelino Kubitsechek (1960, p. 9-10) “nenhuma politica será legitimada se não objetivar, como carácter prioritário, o desenvolvimento. E esta é uma diretriz que nenhum governo deverá abandonar no Brasil”.
Para a sua concretização foram preciso em torno de 13 a 14 anos. Como já foi citado anteriormente, não existia uma forma ou um meio de locomoção da então Capital Brasília para as demais regiões, ela se resumia a um ponto distante no mapa.
Ali mesmo em cercadinho, após reunir toda a população local e na presença dos representantes estrangeiros, Juscelino da partida numa maquina (trator) e anuncia o inicio das obras que ligariam Brasília a Belém do Pará (...) desta maneira a construção da Belém-Brasília foi decidida em pleno território tocantinense numa festa que mostrou originalidades do grande sertão goiano, mormente aves e caças da região. (BUENO, apud AQUINO, 1996, p.82) Para a