Dimensionamento do córrego segredo
ENGENHARIA CIVIL
ANALU MENDES MALI
BRUNO BORTOLETO PÉRIGO
DEBORAH DONAT CUNHA
ISABELA SIMONETTI DO VALLE
LUCAS HOFF ARAÚJO
LUIZ HENRIQUE GARCIA DE SOUSA
THAIS ROSA ACORSI
THIAGO ALENCAR OMIZOLO
PROJETO CÓRREGO SEGREDO
Campo Grande/MS
Novembro de 2014
1. APRESENTAÇÃO
A cidade de Campo Grande está em constante desenvolvimento desde décadas atrás. Com uma ótima qualidade de vida entre as cidades brasileiras, muitos vêm até a cidade em busca de uma melhor condição de vida. Assim, uma cidade que antes era pacata, começa a ter costumes de uma metrópole.
Devido à urbanização os costumes naturais começam a se alterar no meio ambiente da cidade. Pavimentação, moradias, desmatamentos (matas ciliares, árvores derrubadas) alteram todo o meio da cidade.
Uma das consequências dessa urbanização descontrolada, podemos citar as enchentes. A “substituição” do solo natural pelo concreto diminui e muito, a permeabilidade do solo, ou seja, parte da água que cai da chuva não penetra no solo, o que faz com que em certas regiões da cidade, causa alagamento. A cidade cresce e pouco se preocupa em ter planejamento estrutural para em todos os quesitos.
Tendo consciência dos riscos de enchentes e alagamento, nas regiões do córrego segredo, elaboramos um projeto com intenção de longo prazo, evitar qualquer tipo de catástrofe que um futuro próximo pode reservar, executando assim uma obra de prevenção.
2. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO
O município de Campo Grande encontra-se localizado predominantemente na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná.
O Rio Anhanduí é o principal curso d’água do município, tendo como seus afluentes a maioria dos corpos d’água da região, destacando-se os Rios Anhanduizinho,Ribeirão da Lontra e os Córregos Cachoeira, Três Barras, Anhanduí, Lajeado, Lajeadinho,Imbirussu, Pouso Alegre, Do Engano, Mangue, Lagoa, Lagoinha, Estiva,Limpo, Da Areia,