Dimensionamento de viga
1
RELATAR SOBRE OS DOMÍNIOS DE DEFORMAÇÃO (1 a 4).........
3
2
CÁLCULO DA ARMADURA DA SEÇÃO “T”......................................
6
3
CÁLCULO DA ARMADURA DUPLA (SEÇÃO RETANGULAR).........
10
4
CÁLCULO DA SEÇÃO T - ARMADURA DUPLA...............................
14
3
1. RELATAR SOBRE OS DOMÍNIOS DE DEFORMAÇÃO (1 A 4)
Os domínios são representações das deformações que ocorrem na seção transversal dos elementos estruturais. As deformações são de alongamento e de encurtamento, oriundas de tensões de tração e compressão, respectivamente.
Na flexão, como a tração é resistida pela armadura, a posição da linha neutra deve estar entre zero e d (domínios 2,3 e 4), já que para x < 0 (domínio 1) a seção está toda tracionada, e para x > d (domínio 4a e 5) a seção útil está toda comprimida. Segundo a NBR 6118/03 (item 17.2.2), o estado limite último (ELU) de elementos lineares sujeitos a solicitações normais é caracterizado quando a distribuição das deformações na seção transversal pertencer a um dos domínios definidos na Figura 01.
Figura 01 – Domínios de deformação
Para determinar a resistência de cálculo de uma dada seção transversal, é preciso saber primeiramente em qual domínio está situado o diagrama de deformações específicas de cálculo dos materiais (aço e concreto).
As retas “a” e os domínios 1 e 2 correspondem ao estado-limite último por deformação plástica excessiva (aço com alongamento máximo); os domínios 3, 4 e
4a, 5 e reta”b” correspondem ao estado-limite último por ruptura convencional
(ruptura do concreto por encurtamento).
4
- Domínio 1:
Ocorre tração não uniforme e uniforme, sem compressão.
- A linha neutra encontra-se a uma distância x fora da seção transversal