Dimensionamento de uma estação elevatória
VILA VELHA-ES
2013
Dimensionamento de uma Estação Elevatória
]
VILA VELHA-ES
2013
Introdução
No trabalho, tivemos que calcular uma estação de tratamento de esgoto, através da vazão que foi dada.
Através dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, livros e com pesquisas na internet.
Calculamos os diâmetro econômicos, com eles achamos a velocidade e então número de Reynolds e fator de rugosidade e então com eles achamos os coeficientes de atritos usando a tabela de moody. Logo, fizemos as perdas e calculamos os acessórios usados em toda a tubulação tanto de recalque como de aspiração, então calculamos a altura manométrica, a potência e convertemos em hp e o NPSH, para então conseguirmos decidir a melhor bomba a ser usada.
Objetivo do trabalho:
Uma Estação de Tratamento de Esgotos deve atender uma população de 10000 habitantes. A quantidade de esgoto a ser tratada se calcula como o 80% da demanda de água de abastecimento da população, que é de 200 L/(habitante.dia). O esgoto passa por um pré-tratamento antes de chegar à estação elevatória, que deve recalcar o afluente até o topo da estação, construída de chapa metálica, para daí ser distribuída até o fundo do reator, por gravidade. O reator é um cilindro metálico de 5,5 m de altura.
Devido ás características especiais do terreno e da rede de distribuição de esgoto, o topo da estação elevatória vai estar posicionado 4 m por embaixo do nível da base da ETE. Considerando que as bombas devem trabalhar 24 horas/dia e que a elevatória deve estar afastada um mínimo de 8 m da borda da estação, se pede:
a) Dimensionar toda a linha de recalque da ETE, incluindo a estação elevatória, válvulas e acessórios.
b) Escolher as bombas (classe e quantidade) que recalcam o esgoto até a
ETE e justificar sua decisão (podem ser bombas