Diluiçao naoh e hcl
Faculdade de Engenharia
Relatório de Química
Grupo 06
Diluiçao
Santo André (SP)
Resumo
Nesta etapa estaremos obtendo amostras de ácidos e bases fortes, no caso da base, manipulamos o hidróxido de sódio na forma sólida.Já para o ácido, manipulamos ácido clórico concentrado em estado líquido.
1. Objetivo Preparação de uma solução aquosa de um ácido forte, pelo método da diluição. Preparação de uma solução aquosa em base forte a partir de um soluto sólido.
2. Materiais e Métodos
1°Béquer, Funil, Balão Volumétrico, Pipeta, Pera e Balança.
2° Béquer, Funil, Balão Volumétrico, Pipeta e Pera.
2.1 Materiais e Reagentes
1° HCL (0.342g) e H2O
2° NaOH (10ml) e H2O
2.2 Procedimentos Experimentais
1° experimento: Com auxílio da balança analítica, depositar aproximadamente 0,4 g de hidróxido de sódio em um Becker, marcou 0,342 g,acrescentar água destilada no balão volumétrico até completar a capacidade de 100 ml. Depositar a solução do hidróxido de sódio e água destilada no erlenmeyer de maior capacidade para aguardar a próxima etapa do experimento.
2° experimento= Partindo para o ácido, obtivemos uma amostra de10 ml de ácido clórico com auxílio da pipeta e pipetador. Depositamos esta amostra no balão volumétrico. Foi adicionada água destilada em pequena proporção para fazer a diluição. Posteriormente completou-se a capacidade de 100ml do balão com água destilada
3. Resultados e Discussão
Seguindo a metodologia de preparo da primeira parte do experimento, a balança eletrônica marcou a massa do hidróxido de sódio que foi de 0,342g.
Calculo
Hidróxido de sódio (NaOH)
NaOH (M = 40,0g/mol)
250mL ~ 0,1 mol/L
1,012 g NaOH
0, 1 = m0,25*40
0,1 * 10 = m m = 1g
4. Conclusão
Primeiro experimento faz o cálculo para determinar a massa molar necessária de uma base para preparar uma solução diluída.
5. Referência
WIKIPÉDIA, A Enciclopédia Livre – Bases e