Dilemas Ticos Direitos Humanos Na Sala De Aula
CASOS PARA DISCUSSÃO
1) Você é professor (a) do Projovem (programa de educação inclusiva do Governo
Federal para jovens entre 18 e 24 anos que não concluíram ensino médio e que estão desempregados) e dá aulas, à noite, na Restinga. Suas relações com a turma são muito boas. No dia do seu aniversário, os alunos cantam parabéns. Ao final da aula, um de seus alunos lhe procura. Ele afirma que aprecia muito suas aulas e que, por isso, decidiu lhe dar um pequeno presente. Alcança-lhe, então, um pequeno embrulho, do tamanho de uma caixa de fósforos. Você agradece e deixa para abrir o presente em casa. Quando abre a caixinha, descobre que o aluno lhe deu um papelote com meio grama de cocaína. Qual a sua atitude?
2) Você dá aulas para estudantes do nível médio, no noturno de uma escola pública de Porto Alegre. Mariana é uma de suas alunas. Ela tem 17 anos, é alegre e especialmente dedicada em aula. Durante a semana, você percebe que Mariana está triste e deprimida. Na primeira oportunidade, em um dos intervalos, você se aproxima e pergunta se está tudo bem com ela. Em resposta, ela diz que não. Que está enfrentando um problema muito sério. Na sequência, ela lhe conta que está grávida e que não há qualquer hipótese de levar adiante a gestação. Diz também que quer que você a ajude, indicando um médico ou uma clínica onde ela possa fazer o aborto. Qual a sua atitude?
3) Você é um dos diretores de um Centro Universitário. Alcebíades, 38 anos, é professor desta instituição. Ele é casado e pai de três filhos. Todos o tem como um profissional competente. Os alunos, especialmente, adoram suas aulas.
Alcebíades é também um homem bonito e galanteador. Em uma festa da escola, você conversa com Juliana, sua ex-aluna, de 20 anos. Inadvertidamente, ela lhe confidencia que está mantendo um “caso” com Alcebíades. Dois meses depois,
Juliana volta a falar com você e, desta vez, lhe conta que “terminou” com
Alcebíades, porque soube que ele mantinha outro