Digitalicos e emergencia
ESCOLA TÉCNICA JOSÉ RODRIGUES DA SILVA
Digitálicos: é um grupo de fármaco usado no tratamento de doenças do coração (cardíacas). Em geral, os medicamentos agem inibindo a bomba de sódio existentes nas membranas das células musculares e nervosas alterando a intensidade da contração do músculo cardíaco, reduzindo a frequencia cardíaca. A indicação do uso de digitálicos ocorre, principalmente, em casos de disfunção miocárdica sistólica, ou seja, quando o paciente apresenta as denominadas taquirritmias supraventriculares, ou ainda quando ambos ocorrem ao mesmo tempo.
Utiliza-se também em casos de disfunção sistólica, em outras palavras, é quando o coração insuficiente tem sua capacidade de contração reduzida, ocorre especialmente nos casos de cardiopatia dilatada, que pode ser primária ou resultante de outras doenças cardíacas.
Os sinais de efeito positivo dos digitálicos são o aumento da diurese, a diminuição da freqüência cardíaca, a constatação do ligeiro prolongamento do potencial de ação e plateau*. No entanto, os digitálicos podem alterar a excitabilidade dos núcleos neuronais e do sistema nervoso intestinal, levando a efeitos secundários como náuseas, vômitos, diarréia, leve ginecomastia nos homens, confusão mental, alterações da visão, alucinações (raro) e, raramente, arritmias.
*Potencial de ação e plateau - Um potencial de ação é uma onda de descarga elétrica que percorre a membrana de uma célula.
Cuidados de Enfermagem
- Verificar, antes da administração o pulso e os sinais de intoxicação digitálica e não prosseguir se o paciente apresentar sinais vitais normais (adulto: pulso < 60 bpm / criança: 70 bpm / lactente: 90 bpm).
- Recomendar ao paciente ingestão de alimentos ricos em potássio, durante a terapia.
- Por causar visão turva, cefaléia ou desmaio recomende ao paciente ou aos seus familiares que solicite auxílio para deambulação ou seu transporte e que evite atividade que requerem alerta, durante a