digital
CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE
Disciplina: Eletrônica Digital Docente: Prof. Dr. Elialdo Chibério
APOSTILA DE ELETRONICA DIGITAL
ESTUDO BÁSICO DE CIRCUITO DIGITAL
1.1 - DIFERENÇAS ENTRE CIRCUITOS DIGITAIS E ANALÓGICOS
Os circuitos analógicos utilizam no seu funcionamento grandezas continuamente variáveis, em geral tensões e corrente elétrica.
Os circuitos digitais produzem sua saída, respondendo a incrementos fixos. A entrada no circuito analógico nunca constitui um número absoluto: é uma posição aproximada numa escala contínua. Por exemplo: um relógio analógico possui os ponteiros que estão em constante movimento; não possui um valor determinado para o intervalo de tempo.
O relógio digital tem sua indicação das horas através de números que mudam de intervalo em intervalo.
Outro exemplo, seria você estar subindo uma rampa ou escada. Subindo uma rampa, você está a cada instante em movimento para cima. Já na escada não, você, em cada instante está em um degrau.
Assim podemos então entender que um circuito analógico tem suas variáveis em contínua variação no tempo, e o circuito digital possui suas variáveis fixas em períodos de tempo.
1.2. SISTEMAS DE NUMERAÇÃO
Todos nós, quando ouvimos pronunciar a palavra números, automaticamente a associamos ao sistema decimal com o qual estamos acostumados a operar. Este sistema está fundamentado em certas regras que são bases para qualquer outro. Vamos, portanto, estudar estas regras e aplicá-las aos sistemas de numeração binária, octal e hexadecimal. Estes sistemas são utilizados em computadores digitais, circuitos lógicos em geral e no processamento de informações dos mais variados tipos. O número decimal 573 pode ser também representado da seguinte forma:
573 = 500 + 70 + 3 ou 573 = 5 x 102 + 7 x 101 + 3 x 100
Isto nos mostra que um dígito no sistema decimal tem na realidade dois