Digestório
Diarréia: também bastante comum, pode ser causada pela ingestão de alimento deteriorado, por nervosismo, alergia etc. A consequência primária é a desidratação. Entretanto, um alerta deve ser feito: várias doenças graves apresentam a diarréia como um dos sintomas.
Úlceras Pepticas: são feridas causadas peça ação dos sucos gástricos na parede do tudo digestório. Quando uma úlcera atinge a camada muscular, ocorre lesão dos vasos sanguíneos, e hemorragias. Em casos mais preocupantes, através da úlcera mais profunda, bactérias podem atingir a cavidade abdominal, causando inflamação de membranas e a consequente morte. O tratamento mais indicado para tais casos mais graves é a remoção das partes comprometidas por cirurgias.
Distúrbios hepáticos: Comuns e preocupantes, pela consequência dolorosa. As pedras na vesícula, por exemplo, é uma doença deste tipo. Um dos constituíntes da bile é o colesterol e quando ele não combina com os sais biliares, torna-se completamente insoluvel, formando pequenos grãos no interior da vesícula biliar. Pessoas que se alimentam de comida gordurosa têm mais chances de desenvolver os distúrbios.
Pancreatite: o pâncreas funciona anormalmente e retem suco pancreático, atacando as celulas. O resultado pode ser uma inflamação do pâncreas (a pancreatite), muitas vezes fatal.
Câncer de colo intestinal: Nos países desenvolvidos, esse é um dos casos mais comuns de câncer. Está relacionada com dietas alimentares pobres em fibras. Na falta de fibras, mucosa intestinal fica mais tempo em contato com eventuais substâncias