Digestao Transporte E Metabolismo De Proteinas E Aminoacidos Texto
1 - Aminoácidos
No ser humano a maioria dos aminoácidos é obtida pela dieta. A relação entre a quantidade de nitrogênio ingerida diariamente e a quantidade que é excretada expressa o balanço diário de nitrogênio (Balanço Nitrogenado – diferença entre nitrogênio ingerido e excretado). Quando a quantidade de nitrogênio excretada é maior do que a quantidade ingerida diz-se que o balanço é negativo, o que pode ocorrer, por exemplo, em uma dieta pobre em aminoácidos essenciais. Neste caso, parte das proteínas endógenas serão destruídas a fim de repor aqueles aminoácidos essenciais que estão em falta. Tem-se então uma maior excreção de nitrogênio, em função do “pool” de aminoácidos não utilizados. O balanço positivo de nitrogênio ocorre com mais freqüência na criança em crescimento, ou em situação de pacientes em recuperação pós traumático. O ser humano pode sintetizar apenas 11 dos 20 aminoácidos necessários para a síntese de proteínas. Aqueles aminoácidos que não podem ser sintetizados são considerados aminoácidos essenciais (Histidina,Isoleucina, Leucina,Metionina, Fenilalanina, Treonina; são exemplos de aminoácidos essenciais).
2- Proteínas como fonte de aminoácidos A cada dia, proteínas da dieta (cerca de 70-100g) e proteínas endógenas (cerca de 35-200g) sofrem a ação de peptidases e são degradadas às suas unidades fundamentais, os aminoácidos. A degradação das proteínas endógenas é decorrente da constante modificação que ocorre com os componentes celulares e apresentam um tempo de meia-vida que varia de poucos minutos até meses.
3- Digestão e absorção de proteínas e aminoácidos As proteínas ingeridas não sofrem na boca, modificações químicas, sendo apenas reduzidas a partículas menores. No estômago, as proteínas e polipeptídios são