DIFUSÃO E CONVECÇÃO
Douglas Varerea
João Barcellos
Difusão e convecção
Canoas, 2014.
Sumário
1 Introdução
Transferência de massa é geralmente entendida no seu sentido mais estrito, se referindo ao movimento de um componente específico em um sistema de vários componentes.
Existindo regiões com diferentes concentrações, ocorrerá transferência de massa no sentido das zonas onde a concentração desse componente é mais baixa. Essa transferência pode ocorrer pelo mecanismo da difusão molecular ou da convecção.
2 Desenvolvimento
O objetivo da mesma era verificar se com o aumento do gradiente de velocidade, haveria maior ou menor dissolução do soluto (leite em pó) no solvente (água).
Para a realização desta atividade utilizamos alguns materiais, listados a seguir.
2.1 Materiais necessários
Recipiente retangular;
Uma colher de inox;
Leite em pó;
H20;
Aparelho Jar Test;
2.2 Metodologia
Primeira etapa: adicionado aproximadamente 20 gramas de leite em pó em 500 ml de água (isso foi repetido em 3 recipientes). Colocado ambos recipientes no Jar Test sobre agitação (rotação de 50 rpm) e retirado um por um nos tempos de 15”, 30” e 60”. Após observado a diferença entre ambos.
Segunda etapa: adicionado aproximadamente 20 gramas de leite em pó em 500 ml de água (isso foi repetido em 3 recipientes). Colocado ambos recipientes no Jar Test sobre agitação (rotação de 100 rpm) e retirado um por um nos tempos de 5”, 15” e 30”. Após observado a diferença entre ambos.
Terceira etapa: adicionado aproximadamente 20 gramas de leite em pó em 500 ml de água (isso foi repetido em 3 recipientes). Colocado ambos recipientes no Jar Test sobre agitação (rotação de 300 rpm) e retirado um por um nos tempos de 5”, 15” e 30”. Após observado a diferença entre ambos.
2.3 Resultados
Primeira etapa: